DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

PASSEATAS CONTRA A DENGUE

leave a comment »



Como em todo o país, este ano nosso município vem enfrentando uma epidemia de Dengue. Já temos 1770 casos positivos e um óbito.

A situação pode piorar com o período de chuvas que se aproximam e com a entrada de novos vírus, como o den-1 que há dez anos não aparecia e o den-4 que nunca esteve presente em nosso estado .

O Centro de Controle de Zoonoses realiza trabalhos preventivos com os agentes de saúde visitando residências orientando sobre a doença, procurando e eliminando possíveis criadouros, inclusive nos finais de semana para conseguir encontrar os moradores que estão ausentes durante a semana. Os agentes de Pontos Estratégicos  visitam indústrias, borracharias, ferros-velhos, etc. O departamento de IEC – Informação, Educação e Comunicação, realiza palestras, distribuição de folhetos e cartazes informativos por toda a comunidade.

Apesar dos esforços empregados, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, tem encontrado muitos locais apropriados para seu desenvolvimento.  Seja dentro das casas em canaletas de boxes, bandejas de geladeiras, brinquedos pelos quintais, pratinhos de plantas, etc., como nas ruas , com o lixo jogado nas calçadas, praças e terrenos.

É necessário que todos participem nesta caminhada para que 2012, nosso município esteja abaixo das previsões pessimistas do Ministério da Saúde quanto à epidemia nacional. Neste sentido, alguns setores da comunidade como escolas, projetos, associações e a iniciativa privada tem se mobilizado em passeatas para chamar a atenção sobre os perigos desta doença.

Confira algumas destas passeatas que foram um sucesso:

.Escola Municipal  Clara Freire Castellano

. CRAS , Projeto Bandeirantes e Pro Jovem

. Escola Municipal Dante Egregio e Escola Estadual Marciano de Toledo Piza

. Apaji-  USF, Pastoral da Saúde, Escola Agrícola,Escola Estadual Jose Fernandes juntamente com a iniciativa privada da empresa  Brasil Foods

Se você quiser organizar uma passeata em seu bairro, instituição, etc., entre em contato com o CCZ através do e-mail : ccz.rioclaro@gmail.com ou pelos fones 3535-4441 e 3527-0309 – deptº IEC – com Iuri ou Sol

Anúncios

Written by I.E.C - CCZ

06/09/2011 às 2:06 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: