DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

CÃES ABANDONADOS NAS RUAS

leave a comment »



Um dos principais motivos de abandono de animais nas ruas, é a cria indesejada.

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores e podem ser piores, se pensarmos que estes descendentes diretos também procriam. Mas estes números provam que tentarmos reduzir a população com apreensão e eutanásia é, no mínimo, falho, além de ser um crime.

Por esta razão, a Fundação Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, instituiu em Abril o programa de castração gratuita em nosso município e que nesta semana superou a marca de 1.000 cirurgias. A meta inicial seria de 100 castrações/mês. Graças às instalações apropriadas e à dedicação de seus profissionais, estes números alcançaram 250 animais/mês.

Com este trabalho, dentro de pouco tempo espera-se notar a diminuição de animais abandonados e com isto, a diminuição também  de zoonoses que podem ser transmitidas, tais como sarna, verminoses, etc.

Ex.: Uma cadelinha teve 4 filhotes = 2 machos e 2 fêmeas . Em seis meses, estas duas fêmeas darão mais 8  filhotes. A mãe inicial também… Já serão 16 no ano, e assim sucessivamente. Com estas castrações realizadas, em apenas um ano a cidade de Rio Claro deixará de ter pelo menos 16.000 animais nascidos, que poderiam ser abandonados. Isto, levando-se em consideração apenas 4 filhotes por cria, o que sabemos não ser a realidade. As fêmeas podem dar 6, 8, 10 ou mais filhotes.

Para maiores informações a respeito de castrações o telefone é 3535-4441 e 3527-0309

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

Anúncios

Written by I.E.C - CCZ

03/10/2011 às 10:49 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: