DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

PIOLHOS UM PROBLEMA SEM IDADE

leave a comment »


Não importa  em que  época  tenhamos estudado ou  qual escola tenhamos freqüentado, alguém com piolhos já conhecemos.

Principalmente crianças em idade escolar sofrem com os males do piolho. O receio de também pegar piolhos afasta as pessoas de seu convívio.  A criança sente-se triste e desestimulada para os estudos.

O piolho é um pequeno inseto que se alimenta de sangue.  Apesar de não ser voador, movimenta-se rapidamente, podendo passar com facilidade de uma pessoa para outra.  Os sintomas costumam aparecer rapidamente : a coceira começa assim que o piolho pica a pessoa para se alimentar ; pode ocorrer coceira intensa e irritação no couro cabeludo; pode ter anemia e também pode apresentar infecções devido as bactérias contidas nas fezes do piolho.

Para prevenção devemos observar quando a pessoa coça a cabeça muitas vezes; lavar a cabeça diariamente, evitando deixar os cabelos úmidos, examinar os cabelos à procura de piolhos e lêndeas; passar o pente fino para retirar lêndeas e piolhos; não usar travesseiro, pente, boné, escova, presilha e tiara de outra pessoa; manter os cabelos curtos ou presos.

Durante o tratamento deve-se lavar o cabelo com xampu apropriado para matar os  piolhos adultos; passar o pente fino e eliminar os piolhos numa bacia com vinagre; continuar observando os cabelos pelo menos uma vez por semana, ferver a roupa de cama da pessoa infestada e passar com ferro quente; colocar travesseiros , almofadas e cobertores no sol; limpar bem o pente usado para retirar piolhos e não deixar que outras pessoas da casa o utilizem; procurar um posto de saúde para saber mais medidas a serem tomadas e sobre os medicamentos que estão disponíveis.

A Fundação Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses ministra palestras sobre Piolhos e está distribuindo cartazes e folhetos informativos sobre o tema.  Para solicitar material ou palestras,  entrar em contato com o departamento de IEC – Informação, Educação e Comunicação  através dos telefones : 3527-0309, 3535-4441 ou pelo site: http://www.saude-rioclaro.org.br/zoonoses

Anúncios

Written by I.E.C - CCZ

06/10/2011 às 4:04 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: