DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

CUIDADO COM INSETICIDAS CONTRA A DENGUE

leave a comment »


Para prevernir a proliferação do mosquito da dengue, entre outros, o uso de inseticida torna-se um hábito cada vez mais frequente nas residências. Mas é necessário ter atenção para o manejo com este produto, que apresenta um grande número de acidentes por intoxicação.

O alvo mais frequente ainda são as crianças até 5 anos. A curiosidade natural da idade pode levar  meninos e meninas a alcançarem sprays aerosol ou mesmo pastilhas de mata-mosquitos, quando armazenados em local impróprio.

A intoxicação acidental se dá por problemas de manejo, ou de quantidade adequada da utilização do produto, e onde se guarda o produto, para manter-se longe do alcance de crianças, são grandes causadores dos acidentes com este tipo de substância.

A coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fiocruz, Rosany Bochner, atenta para um caso específico de manejo do produto muito comum atualmente. “As pessoas acham que os inseticidas que não tem cheiro não fazem mal nenhum. Mas, o que não se sabe é que o princípio ativo é o mesmo. A questão é que o solvente dos sem cheiro é a base de água e não de querosene. Dessa forma, as pessoas colocam mais produto e isso pode causar intoxicação.”

Para eliminação dos mosquitos, a eliminação dos focos de proliferação ainda é a grande arma para a prevenção da dengue. o que diminui o uso de agrotóxicos de uso doméstico.  Os meios de prevenção e as formas corretas da doença estão em constante divulgação na mídia, a fim de controlar o número de infectados pelo agente transmissor, o Aedes aegypti. 

Anúncios

Written by I.E.C - CCZ

23/12/2011 às 7:42 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: