QUEM NÃO ELIMINAR CRIADOUROS SERÁ MULTADO
A cidade de Rio Claro é um dos municípios do país com alerta para uma epidemia no ano que vem, maior do que a deste ano.
Oitenta e oito por cento dos criadouros encontrados, estão dentro das residências. Para ficarmos fora destes índices negativos é necessário que todos colaborem eliminando criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Os meios de prevenção e as formas corretas da doença estão em constante divulgação na mídia, a fim de controlar o número de infectados pelo agente transmissor. Apenas no ano de 2011 o departamento de IEC – Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses realizou palestras sobre o tema para cerca de vinte e um mil ouvintes, participou de eventos públicos, tais como, prefeitura no bairro, Sipats de empresas, exposições , dando orientações sobre a prevenção desta doenças entre outras zoonoses, para cerca de quarenta e seis mil, totalizando uma média de sessenta e oito mil pessoas. Mesmo assim, continuamos com índices altíssimos de criadouros.
Além das informações, a Fundação Municipal de Saúde atualizou a lei 3358 de 07/2003 e a Câmara Municipal promulgou a Lei 4278 de 08 de Dezembro de 2011, onde serão multados aqueles que não eliminarem criadouros.
As infrações são classificadas em: leve, média, grave e gravíssima e cobradas em UFMRC – Unidade Fiscal do Município de Rio Claro e a arrecadação proveniente de multas aplicadas aos infratores será destinada integralmente ao Fundo Municipal de Saúde. O infrator será notificado para efetuar o pagamento no prazo de 30 dias, sob pena de inscrição em dívida ativa a ser processada pelos órgãos competentes da Prefeitura Municipal.
Portanto, fique esperto, elimine criadouros. Não espere ser cobrado por isto. Sua saúde e de sua família não tem preço. Lembrem-se : Dengue mata!
Deixe um comentário