DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

NEBULIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

leave a comment »



A Fundação Municipal de Saúde tem realizado diversos trabalhos na tentativa d e eliminar criadouros de Dengue e orientar  a população a este respeito.

 Além dos agentes que realizam a busca ativa dos criadouros nas residências, os agentes de controle de endemias  visitam  borracharias, ferro velhos , escolas procurando e eliminando os focos, manual e quimicamente.

 Há algum tempo, uma das medidas utilizadas para o controle do mosquito transmissor era a passagem por ruas do caminhão “fumacê”.  Verificou-se ser esta uma medida pouco eficaz e perigosa, já que o mosquito vive preferencialmente dentro das residências, onde encontram facilidade de criadouros e pessoas, e mata-se apenas o mosquito adulto, larvas e ovos não morrem e  podem adquirir resistência ao inseticida.  Além disso, muitos outros animais como borboletas, pássaros, insetos em geral morriam e também colocava-se em risco a saúde do agente e dos moradores.

 Atualmente a nebulização é realizada apenas dentro das residências, nos bairros onde existem um grande número de doentes de dengue ou óbitos.

 Na última semana os agentes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram  nebulizando  as residências do bairro Vila Alemã. Infelizmente, 75% das residências não  puderam receber os trabalhos dos agentes, seja por recusa ou ausência.

 No dia anterior à nebulização, agentes  passam pelas casas deixando avisos sobre os trabalhos que serão realizados no dia seguinte, juntamente com as instruções que deverão ser seguidas.Além das recusas, o principal problema tem sido os imóveis fechados.

 É necessário que consigamos realizar os trabalhos em todas as residências, para isto, solicitamos uma colaboração efetiva da população autorizando e abrindo os imóveis para  a efetivação dos serviços. Não adianta passar em uma casa se o vizinho não autorizar.

 Para quem estiver trabalhando  sugerimos deixar um parente ou vizinho responsável pela abertura do imóvel. Para aqueles que recusam mesmo estando em casa, vale lembrar que, dengue mata e não vai perder 20 minutos, mas ganhar uma vida toda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: