NÃO DÊ UM PET DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS , NEM DE RAÇA , NEM SRD
POSSE RESPONSÁVEL
NÃO DÊ UM PET DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS , NEM DE RAÇA , NEM SRD
Quando vemos uma ninhada de cãezinhos e gatinhos, a vontade é de ficar com todos, não é? São lindos, brincalhões, mas… eles crescem.
A Posse Responsável de Animais começa antes mesmo de se adquirir um animalzinho.
Cães e gatos podem viver cerca de 15 anos e dependem totalmente de nós.
Devemos pensar: tenho dinheiro para levá-lo ao veterinário, comprar ração, remédios, vacinas? Tenho tempo para recolher cocô e xixi diariamente? Tenho tempo e paciência para passear e dar atenção ao animal? Todos em casa gostam de animais? Tenho espaço suficiente?
Caso algum destes itens seja negativo, resista, é melhor não adquirir o animal.
As causas de abandono são sempre as mesmas: gravidez indesejada( às vezes abandonam a mãe juntamente com os filhotes); algum parente não gosta de bicho e para evitar brigas ,este é colocado para fora; o espaço é pequeno e o animal estraga as “coisas”, não teêm tempo para limpeza diária de dejetos; está doente e não há dinheiro, etc.
Um animal pelas ruas fica sujeito a maus tratos, fome, sede, doenças . Além de colocar em risco à população, seja por agressão ou transmissão de zoonoses.
Para que o problema de abandono e maus tratos seja resolvido ou minimizado, é necessário que todos tenham consciência de que animal não é mercadoria.
Quantas vezes um namorado(a) ou uma criança ganha um bichinho que resulta em discussões com a família que não queria ou ao término do namoro, ninguém mais quer o bicho?
Por isto, por mais bonitinho que seja um filhote ou animal, evite dar de presente , pois a decisão de ter ou não um bicho, deve ser pessoal. Comprar então, só incentiva o comércio de animais que muitas vezes também resultam em maus tratos e mais abandonos.
Para que estes abandonos diminuam, e a médio e longo prazo, desapareçam, o Centro de Controle de Zoonoses implementou o Programa de Castração Gratuita. Em Maio de 2011 foi inaugurado o Centro Cirúrgico. Em um ano já foram realizadas mais de 2.500 castrações gratuitamente e com sucesso.
Caso você tenha tempo, dinheiro, paciência, espaço, amor e quiser um cão ou gato, não compre. Eles podem ser adotados no Centro de Controle de Zoonoses ou nas diversas ONGs da cidade.
Para castrar gratuitamente seu animal, é só ligar e agendar pelos telefones: 3527-0309 ou 3535-4441.
Deixe um comentário