DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

NÃO DÊ UM PET DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS , NEM DE RAÇA , NEM SRD

leave a comment »


POSSE RESPONSÁVEL

         NÃO DÊ UM PET DE PRESENTE NO DIA DOS NAMORADOS , NEM DE RAÇA , NEM SRD

Quando vemos uma ninhada de cãezinhos e gatinhos, a vontade é de ficar com todos, não é? São lindos, brincalhões, mas… eles crescem.

A Posse Responsável de Animais começa antes mesmo de se adquirir um animalzinho.

Cães e gatos  podem viver cerca de 15 anos e dependem totalmente de nós.

Devemos pensar:  tenho dinheiro para levá-lo ao veterinário, comprar ração, remédios,  vacinas? Tenho tempo para recolher cocô e xixi diariamente? Tenho tempo e paciência para passear e dar atenção ao animal? Todos em casa gostam de animais? Tenho espaço suficiente?

Caso algum  destes itens seja negativo, resista, é melhor não adquirir o animal.

As causas de abandono são sempre as mesmas: gravidez indesejada( às vezes abandonam a mãe juntamente com os filhotes);  algum parente não gosta de bicho e para evitar brigas ,este é colocado para fora;  o espaço é pequeno e o animal estraga as “coisas”, não teêm tempo para limpeza diária de dejetos; está doente e não há dinheiro, etc.

Um animal pelas ruas fica sujeito a maus tratos, fome, sede, doenças . Além de colocar em risco à população, seja por agressão ou transmissão de zoonoses.

Para que o problema de abandono  e maus tratos seja resolvido ou minimizado, é necessário que todos tenham consciência de que animal não é mercadoria.

Quantas vezes um namorado(a) ou uma criança ganha um bichinho que resulta em discussões com a família que não queria ou ao término do namoro, ninguém mais quer o bicho?

Por isto, por mais bonitinho que seja um filhote ou animal, evite dar de presente , pois a decisão de ter ou não um bicho, deve ser pessoal.  Comprar então, só incentiva o comércio de animais que muitas vezes também resultam em maus tratos e mais abandonos.

Para que estes abandonos diminuam, e a médio e longo prazo, desapareçam, o Centro de Controle de Zoonoses implementou o Programa de Castração Gratuita. Em Maio de 2011 foi inaugurado o Centro Cirúrgico. Em um ano já foram realizadas mais de 2.500 castrações gratuitamente e com sucesso.

Caso você tenha tempo, dinheiro, paciência, espaço, amor e quiser um cão ou gato, não compre. Eles podem ser adotados no Centro de Controle de Zoonoses ou nas diversas ONGs da cidade.

Para castrar gratuitamente seu animal, é só ligar e agendar pelos telefones: 3527-0309 ou 3535-4441.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: