DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

MORCEGOS E VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

leave a comment »



                                                                                                                                     

Qual a relação de morcegos com vacinas contra raiva em cães e gatos?

Os morcegos são animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente. Existem os Insetívoros, que comem milhares de pernilongos, mosquito da dengue e muitos outros insetos em apenas uma noite. Os Frugívoros, alimentam-se se frutas e disseminam as sementes criando novas mudas de árvores. Os Nectarívoros auxiliam na polinização de flores, gerando novos frutos, como as abelhas e beija flores.

Existem mais de mil espécies de morcegos. Apenas três são hematófagas (que alimentam-se de sangue). Duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma alimenta-se de sangue dos mamíferos. Mas qualquer das espécies, como mamíferos que são, podem adquirir a Raiva e por viverem em colônias e terem o hábito de lamber uns aos outros, acabam transmitindo a Raiva pela saliva  a outros indivíduos do bando.

Embora os morcegos sejam animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente, sua proximidade nos centros urbanos tem causado sérios problemas de saúde pública, pois além da possibilidade de transmissão da raiva, os abrigos em forros de imóveis, árvores de calçadas e praças podem transmitir doenças por acumulo de fezes, como a histoplasmose, doença pulmonar,  transmitida por fungos na poeira das fezes secas.

Os hábitos dos morcegos são noturnos. Se um morcego estiver voando durante o dia ou  cães e gatos caçarem um morcego, deve-se ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses. Nunca toque no morcego, mesmo se estiver morto. Caso o encontre caído no chão, informe o CCZ que enviará um funcionário treinado e vacinado até o local, recolherá o morcego e o enviará  imediatamente ao Instituto Pasteur para exames antirrábicos. Constatando-se a contaminação pelo vírus da raiva, os animais que tiveram contato com o morcego, ficarão sobre observação por pelo menos dez dias e receberão a vacina. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão deve-se procurar o Serviço de Saúde imediatamente.

Neste ano as vacinas antirrábicas foram disponibilizadas nos municípios onde foram encontrados morcegos contaminados e isolado o vírus. Este é o motivo por Rio Claro ter recebido as doses de vacina para a campanha.

Portanto, se você perdeu o dia da vacinação no ponto mais próximo de sua casa, não tem problema, a vacinação no Centro de Controle de Zoonoses é diária, das 7:00 às 17:00h e gratuita.

Animais vacinados ficam livres desta grave doença que não tem cura.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: