DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

VII Evento de Direitos Animais da Unesp de Rio Claro

leave a comment »


O Departamento de Educação Física, através do Instituto de Biociências, com apoio do CEAPLA – Centro de Análise e Planejamento Ambiental (IGCE), da UNESP Rio Claro SP, e organização dos docentes Prof. Dr. Luiz Augusto Normanha Lima, (Educação Física), Profa. Dra. Leila Marrach Basto de Albuquerque (Educação Física) e Profa. Dra. Magda Adelaide Lombardo (CEAPLA/IGCE/UNESP), convidam para o VII Evento de Direito Animal da UNESP Rio Claro 2012, cuja programação segue abaixo.

RELEASE:

“Outrora vista como produto do sentimentalismo romântico e inconseqüente, a luta pelo respeito à vida e à liberdade dos animais não-humanos começa a ganhar destaque em nosso país (…). Começa, finalmente, a ser vista como realmente é: um movimento legítimo com um propósito claro e apoiado sobre forte base tanto científica quanto filosófica.”

(ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, 2010)

 Em sua sétima edição, o Evento de Direitos Animais da Unesp de Rio Claro 2012 será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2012, no Instituto de Biociências. Anualmente, é realizado como encerramento da disciplina semestral oferecida pelo Professor Dr. Luiz Augusto Normanha Lima, intitulada: “A Condição Animal: subsídios para uma discussão sobre ética, moral e consciência.”.  A organização do evento conta, portanto, com a colaboração dos alunos matriculados na disciplina. Conceituados profissionais da área dos Direitos Animais, Ética, Veganismo e Ativismo em prol dos animais, incluindo um nutricionista vegano, ativistas, biólogo, psicólogo, educadores, promotores de justiça e advogados discutirão temas como a utilização de animais em pesquisas, a alimentação crudívora-vegana e sua relação com a defesa dos direitos animais, e ativismo.

PROGRAMAÇÃO

19/06/2012 – Terça – feira:

12h: Intervenção na Cantina e R.U. – Restaurante Universitário com:

•       Alerta sobre o consumo de carne;

•       Mostra de filme;

•       Distribuição de folhetos informativos.

A Intervenção é uma iniciativa de alunos, com participação e adesão abertas ao público.

18h: OFICINA – Comida Viva – Crudivorismo: aprenda a comer e cultivar.

Convidada: Mariana de Moraes Vuolo

Participou do curso de Comida Viva “Terrapia” na Fio Cruz – Rio de Janeiro. Trabalhou no restaurante Trigo Girassol – Restaurante e Oficina, no Rio de Janeiro. Ministra Workshops de Crudivorismo e Comida Viva em Espírito Santo do Pinhal (SP).

20/06/2012 – Quarta – feira

18h: Palestra: Veganismo: Alimentação vegana para salvar os animais, cuidar da saúde e preservar o planeta.

Convidado: George Guimarães.

George Guimarães é Nutricionista e ativista pelos direitos animais. Dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana e vegana em seu consultório NutriVeg Consultoria em Nutrição Vegetariana, além de dirigir seu restaurante VEGETHUS, no qual promove eventos e cursos com o objetivo de difundir o veganismo. Também ministra cursos e palestras sobre o tema da nutrição vegetariana e veganismo em universidades e para o público em geral. Sua formação em nutrição vegetariana é composta, em parte, pela participação em congressos científicos e conferências no exterior. É docente da primeira disciplina de nutrição vegetariana na pós-graduação da UNASP e tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional. Seja no consultório, na colaboração em estudos científicos ou nos restaurantes que dirige, todas as suas atividades profissionais são voltadas para a difusão do veganismo. Desde 2006, dirige o VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, grupo que vem ganhando destaque no movimento de defesa dos animais. Sua atuação mais recente, de maior destaque e visibilidade foi a defesa das baleias na Antártida, vivenciando momentos tensos na batalha contra os pesqueiros japoneses.

http://veddas.org.br,       http://www.vegethus.com.br/.

20h: Veganismo: Ativismo, balanço e resultados das ações.

Convidada: Nina Rosa.

Nina Rosa Jacob é ativista pela defesa dos direitos dos animais desde 1994. Iniciou seu processo de mudança para vegetarianismo em 1976, depois aderiu ao veganismo. Em 2000, fundou o Instituto Nina Rosa – Projetos por Amor à Vida, organização independente que trabalha pela valorização da vida animal. Defende a Educação em Valores e a Coragem de Fazer o Bem como principais ferramentas para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica. Idealizadora e produtora dos vídeos “A Carne é Fraca”, “Fulaninho: o Cão que Ninguém Queria”, “Não Matarás”, entre outros. Editora dos livros “Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação”, “Vozes do Silêncio” e “Vegana – uma história de amor e respeito por todos os seres vivos” – voltado para o público infanto-juvenil. Além de materiais educativos, o INR ministra cursos de capacitação em Educação em Valores para Educadores. http://www.institutoninarosa.org.br , e-mail: inr@institutoninarosa.org.br

21/06/2012 – Quinta-feira.

18h: Pesquisa com Animais é pesquisa sem ética.

Convidados: Carlos A. Bedin Cipro, Luis de Andrade Martini e Laerte Levai.

Carlos A. Bedin Cipro é advogado, bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Tributário pela PUC/SP. Idealizador da ABRAANIMA – Associação Brasileira de Advogados Animalistas, patrocinador de ações judiciais e consultorias em favor dos animais, atua junto aos coletivos ativismo.com, Odeio Rodeio e ao Núcleo Libertar.

Luis Martini é psicólogo atuando na área de Ensino, Pesquisa, supervisão de estágios de alunos da pós-graduação, comitês de capacitação profissional em associações especializadas de Psicologia e Psicoterapia. É também graduado em Ciências Biológicas pela USP e vegano. Tem um site de Educação Humanitária (www.educacaohumanitaria.org). É membro convidado do Grupo Estudantil de tratamento Ético ao Animais (GETEA) e do grupo VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade. Sua participação no ativismo tem sido variada: manifestações, entrevistas concedidas em programas de TV, mídia impressa e autoria de artigos e trabalhos acadêmicos. Também participa de debates e discussões sobre Direitos Animais com estudantes de universidades como: UNIP, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Pontifícia Univeridade Católica de Campinas entre outras. Atualmente, organiza e coordena o GEFRAN – Grupo de Estudos obre Gary Francione, (filósofo dos Direitos Animais), que e reúne mensalmente em São Paulo.

http://veganospelaabolicao.org/.

Laerte Levai é  integrante do Ministério Publico do Estado de SP e Promotor de Justiça em São José dos Campos. Atua nas áreas criminal, ambiental e tutela jurídica dos animais. Especialista em Bioética pela USP, membro do LEI – Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, da USP e vice-presidente do Instituto Abolicionista Animal (www.abolicionismoanimal.org.br). É formado em Direito e em Jornalismo. Ajuizou as pioneiras ações civis públicas contra o abate cruel nos matadouros, experimentação animal e abusos aos animais de circo. Propôs a primeira ação penal contra organizadores de rodeios. Autor do livro: “Direito dos Animais” e várias teses institucionais, como “Alternativas à Experimentação Animal”,Proteção Jurídica das Baleias”, entre outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: