Festejando 3 mil castrações
Na última quarta-feira, dia 25 de Julho, o Centro de Controle de Zoonoses comemorou 3000 castrações. O programa teve início em Abril de 2011 e neste período já foram castrados: 1296 cadelas, 356 cães, 829 gatas, 527 gatos, todas gratuitamente.
Este programa terá seus resultados a médio e longo prazo, já que a gravidez indesejada de cadelas é a maior causa de abandono de animais. Considerando-se que uma cadela entra no cio 2 vezes por ano , tem em média 6 filhotes e que as fêmeas destas crias começam a dar crias em 6 meses enquanto a “mãe” continua tendo filhotes, dentro de algum tempo começaremos a observar menos animais abandonados, sem cuidados pelas ruas de nossa cidade. Não adianta acumular animais em abrigos se não se consegue adoção. Depósito de animais não é a solução, a castração e a posse responsável, sim.
Além das crias indesejadas, a castração traz outras vantagens para os bichinhos: as fêmeas castradas antes do primeiro cio, diminuem drasticamente câncer de útero e mamas, os machos param de fazer xixi e todos os locais, deixam de fugir para brigar com outros machos e correrem atrás de cadelas no cio. E ao contrário de que muitos pensam, os animais não perdem seus instintos de proteção da casa e de seus donos.
Para agendamento é só ligar nos telefones 3527-0309 ou 3535-4441
No site do CCZ: www.saude-rioclaro.org.br, na página Animais Castrados, a população pode acompanhar diariamente a evolução deste trabalho. Além destas informações, também podem ver notícias sobre dengue, ratos, animais peçonhentos, curiosidades, achados e perdidos, canil e gatil para adoção sem sair de casa, localização dos agentes contra dengue, desenhos produzidos pela equipe de IEC , reportagens e muito mais. Faça como mais de 15000 pessoas que já acessaram o site: informe-se e divirta-se com a gente e nossos animais.
Deixe um comentário