DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

CCZ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGAM KIT CONTRA DENGUE PARA CRIANÇAS

leave a comment »


Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 13 de Novembro a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Saúde apresentaram para a população e escolas o KIT PREVENÇÃO À DENGUE. Este material foi entregue aos alunos de 4ª séries da rede municipal de ensino,  que auxiliarão na conscientização de alunos e formando multiplicadores de informações e ações no município.

O kit traz informações básicas a respeito de ações de combate ao foco da dengue através de texto ilustrado, jogos e crachá de “Caçador do Foco da Dengue”  e foi apresentado à comunidade no refeitório do NAM, com a presença de autoridades e do sr. prefeito municipal Palminio Altimari.

Estiveram presentes também diretores das escolas municipais , crianças da escola municipal Monsenhor Martins e o Projeto Amizade e Vida apresentou uma encenação teatral sobre o tema dengue e lixo.

Os representantes do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento do Plano de Ação de Combate à Dengue, que reúnem-se mensalmente, marcaram presença uniformizados com camisetas que foram patrocinadas pela Foz do Brasil e uma presenteada pelas crianças ao prefeito.

Este ano a cidade registrou 217 casos positivos de Dengue. Estamos no início de período de chuvas e para que estes números não aumentem é necessário que todos colaborem.

Depois da chuva, de molhar o quintal, verifique se não há água empossada .

Os ovos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti , podem  durar até 450 dias no seco.  A mosquita bota em locais onde juntará água e ficam à espera de qualquer quantidade de água. Após 2 minutos em contato com  a água, os ovos eclodem.  O ciclo para se transformar em mosquito  é  em média  uma semana, mas com o calor, este ciclo diminui e até  40%. Portanto , se fizermos uma busca de 10 minutos POR SEMANA em nossas casas, locais de trabalho e lazer, “cortamos” o ciclo do mosquito, não deixando que ele se complete e evitando que além do incômodo das picadas, leve esta grave doença para nossas famílias.

Os bairros mais problemáticos com criadouros e doentes são o Centro, Estádio, Vila Nova, Vila Alemã, Centenário entre outros.

80% dos criadouros com larvas do mosquito da dengue são encontrados dentro das residências: pratos de plantas, plantas aquáticas, ralos, garrafas , baldes, depósitos de água sem cobertura e brinquedos jogados no quintal.

Qualquer quantidade de água serve de criadouro para o mosquito, portanto é fundamental virar, eliminar qualquer quantidade de água parada para não deixar o mosquito se desenvolver.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas diárias nos diversos bairros da cidade e são divulgados através do site: www.cczrioclaro.wordpress.com, twitter: @cczrioclaro e Facebook: Zoonoses Rio Claro. É muito importante receber bem o agente pois ele trabalha par salvar vidas e não deixar nossas famílias doentes. Eles procuram, eliminam e orientam a população sobre  prevenção à Dengue.

Quando os moradores não são encontrados durante o dia ou durante a semana, são realizados Retornos de Ausentes em horários alternativos, como no período noturno e finais de semana, além de Arrastões que juntamente com outras secretarias, visam limpar os bairros dos criadouros jogados em ruas e terrenos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: