CCZ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGAM KIT CONTRA DENGUE PARA CRIANÇAS
No dia 13 de Novembro a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Saúde apresentaram para a população e escolas o KIT PREVENÇÃO À DENGUE. Este material foi entregue aos alunos de 4ª séries da rede municipal de ensino, que auxiliarão na conscientização de alunos e formando multiplicadores de informações e ações no município.
O kit traz informações básicas a respeito de ações de combate ao foco da dengue através de texto ilustrado, jogos e crachá de “Caçador do Foco da Dengue” e foi apresentado à comunidade no refeitório do NAM, com a presença de autoridades e do sr. prefeito municipal Palminio Altimari.
Estiveram presentes também diretores das escolas municipais , crianças da escola municipal Monsenhor Martins e o Projeto Amizade e Vida apresentou uma encenação teatral sobre o tema dengue e lixo.
Os representantes do Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento do Plano de Ação de Combate à Dengue, que reúnem-se mensalmente, marcaram presença uniformizados com camisetas que foram patrocinadas pela Foz do Brasil e uma presenteada pelas crianças ao prefeito.
Este ano a cidade registrou 217 casos positivos de Dengue. Estamos no início de período de chuvas e para que estes números não aumentem é necessário que todos colaborem.
Depois da chuva, de molhar o quintal, verifique se não há água empossada .
Os ovos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti , podem durar até 450 dias no seco. A mosquita bota em locais onde juntará água e ficam à espera de qualquer quantidade de água. Após 2 minutos em contato com a água, os ovos eclodem. O ciclo para se transformar em mosquito é em média uma semana, mas com o calor, este ciclo diminui e até 40%. Portanto , se fizermos uma busca de 10 minutos POR SEMANA em nossas casas, locais de trabalho e lazer, “cortamos” o ciclo do mosquito, não deixando que ele se complete e evitando que além do incômodo das picadas, leve esta grave doença para nossas famílias.
Os bairros mais problemáticos com criadouros e doentes são o Centro, Estádio, Vila Nova, Vila Alemã, Centenário entre outros.
80% dos criadouros com larvas do mosquito da dengue são encontrados dentro das residências: pratos de plantas, plantas aquáticas, ralos, garrafas , baldes, depósitos de água sem cobertura e brinquedos jogados no quintal.
Qualquer quantidade de água serve de criadouro para o mosquito, portanto é fundamental virar, eliminar qualquer quantidade de água parada para não deixar o mosquito se desenvolver.
O Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas diárias nos diversos bairros da cidade e são divulgados através do site: www.cczrioclaro.wordpress.com, twitter: @cczrioclaro e Facebook: Zoonoses Rio Claro. É muito importante receber bem o agente pois ele trabalha par salvar vidas e não deixar nossas famílias doentes. Eles procuram, eliminam e orientam a população sobre prevenção à Dengue.
Quando os moradores não são encontrados durante o dia ou durante a semana, são realizados Retornos de Ausentes em horários alternativos, como no período noturno e finais de semana, além de Arrastões que juntamente com outras secretarias, visam limpar os bairros dos criadouros jogados em ruas e terrenos.
Deixe um comentário