DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

DENGUE: VAMOS NOS UNIR E ACABAR COM ESTE MOSQUITO

leave a comment »


nebuliz

Amanhã, dia 19, quarta-feira,  haverá nebulização contra dengue nos bairros: São Miguel e Inocop. Locais onde foram importados dois casos de dengue. Para que mais pessoas não se contaminem, nebuliza-se matando os mosquitos que estão voando. Mas as larvas e ovos não morrem com o veneno, podendo adquirir resistência ao inseticida. Para acabar com a Dengue só existe um jeito: não deixando que o mosquito transmissor nasça e para isso é necessária a união do poder público e população empenhados na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Os agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses realizam diariamente visitas em residências procurando, eliminando e orientando sobre criadouros de dengue. Quando o morador não é encontrado, realizam o Retorno de Ausentes em horários alternativos e nos finais de semana. Os agentes de endemias visitam os chamados Pontos Estratégicos como borracharias, depósitos, escolas, empresas, etc, também procurando criadouros, utilizando larvicidas e orientando os responsáveis. O departamento de IEC-Informação, Educação e Comunicação realiza palestras gratuitas , distribui material informativo como folhetos e cartazes, material pedagógico, informa diariamente a localização dos agentes de saúde e número de casos pelas redes sociais e realiza mobilizações para chamar atenção de toda população para este tema sempre presente e preocupante.

Para aumentar o número de multiplicadores de informações sobre dengue, a Fundação Municipal de Saúde conseguiu uma parceria com a Secretaria de Educação que forneceu para os alunos dos 4ºs anos de toda rede municipal de ensino, o Kit Dengue, cartilha com informações sobre a doença e modo de prevenção, além de jogos e crachás. Também será inserido a problemática da dengue nos temas transversais da escola, integrando matemática, ciências, geografia, língua portuguesa , educação física, etc. A importância do tema e do material é tão grande que foi distribuído pessoalmente pelo prefeito municipal Du Altimari. Esta ação do nosso prefeito é elogiada e recomendada por autoridades sanitárias, que solicitam a participação de todos os gerenciadores municipais como importante modo de conscientização da população.

Através destas ações conseguimos diminuir o número de casos positivos :  em 2011 foi recorde com 1797 doentes e em 2012 foram registrados 217 positivos. Desde Maio estes números mantinham-se estacionados quando em  Novembro,  dois casos importados foram registrados, totalizando 219.

Com a chegada das chuvas, viagens de férias e final de ano a doença volta a ameaçar. Duas ações simples e fundamentais acabam com a dengue: jogar lixo em locais corretos e virar qualquer quantidade de água parada. Só assim conseguiremos garantir nossas famílias sem dengue.

Mais informações: CCZ – 3527-0309,  3535-4441

www.saude-rioclaro.org.br ,

Facebook: Zoonoses Rio Claro

Twitter: @cczrioclaro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: