DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

UM MORCEGO QUE COME ESCORPIÃO

leave a comment »


Muitas espécies de morcegos são bem conhecidos por comer insetos voadores. Este come escorpiões. Como é que pode detectar presas no chão à noite? Como se evitar ser picado?morcego escorpião

Morcegos Pálidos vivem no oeste dos Estados Unidos e são do tamanho de um pardal,  mas com a envergadura de um corvo . As asas grandes lhes permitem  passar e recuperar a sua alimentação no chão. Eles têm grandes orelhas que podem ouvir os passos de um escorpião ou centopéia (outro alimento favorito).

Os morcegos parecem ser imunes às picadas de escorpião até mesmo o escorpião mais venenoso da América do Norte, o Arizona casca escorpião . Até 70% da dieta de um morcego pálida pode ser escorpiões em determinadas épocas do ano.

Mas como é que ele encontra um escorpião durante a noite no chão, uma vez que os sons de pés de um escorpião é mínimo?

Como muitos pequenos morcegos, Morcegos Pálidos  usam a ecolocalização, uma espécie de bio sonar, para “ver” no escuro. Mas, estranhamente, os Morcegos Pálidos param de usar seu sonar quando atacam presas no chão.

Então, o que eles usam para guiá-los  se o escorpião é  veloz? É apenas a sua audição sensível, ou pode também ser seus olhos?

Morcegos Pálidos têm invulgarmente grandes olhos, e várias espécies de morcegos são conhecidos por serem capazes de ver a luz ultravioleta.  Escorpiões e em menor extensão, centopeias,  apresentam forte fluorescência sob a escuridão.

-Veja também : http://blog.nature.org/science/2013/08/12/scorpion-eating-bat/#sthash.rRRBAQxz.dpuf

Isto apresenta um problema evolutivo. Se Morcegos Pálidos  localizam  escorpiões por seu florescimento, por que essa característica não foi desmarcada em escorpiões?

Afinal de contas, os escorpiões são comidos se forem apanhados pelo morcego. A fluorescência parece permitir que escorpiões encontrem  abrigo rapidamente. Um estudo recente descobriu que o corpo de um escorpião é como um gigante de olhos pretos que pode sentir sombras ultravioletas mesmo no escuro. É o que os ajuda a encontrar algum esconderijo nas proximidades rapidamente e salvar-se de um predador. Talvez seja por fluorescência que o escorpião tem ajuda contra inúmeros inimigos,  mais do que alguns morcegos super-potência.

Temos  um escorpião que serve de  alimento para  mamíferos voadores, que é imune a picadas de escorpião e  pode ouvir o farfalhar de um escorpião à distância, pode pairar acima do solo, tem localização eco, mas não utiliza-o  quando ataca escorpiões, e pode ser capaz de ver a luz ultravioleta.

Morcegos são criaturas incríveis .

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: