DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

Raiva animal leva Zoonoses até Batovi para falar com alunos

leave a comment »


Casos da doença estão concentrados em animais de grande porte

 

Cerca de 100 alunos da escola Denisard França, no distrito de Batovi, em Rio Claro, receberam esta manhã a equipe do IEC- Informação, Educação e Comunicação, do Centro de Controle de Zoonoses. A palestra feita para as crianças foi direcionada à raiva animal, uma doença que está preocupando o setor de saúde da cidade, já que vários casos da doença em equinos e bovinos já foram confirmados pelo Instituto Pasteur.

A maioria dos alunos da escola Denisard pertence a famílias que moram na zona rural do município e que estão mais próximas dos morcegos hematófagos, espécie que ataca rebanhos e que pode transmitir a doença. Atentos, os alunos assistiram aos slides, fizeram muitas perguntas sobre a doença e depois assistiram a um vídeo que mostra como a Turma da Mônica, criação de Maurício de Souza, está protegendo os animais de estimação contra a raiva.

Para completar o trabalho de informação, o IEC distribuiu entre as crianças um folheto que explica o que é a raiva, como ela se manifesta e o que podemos fazer para que os animais fiquem protegidos.

A palestra faz parte de um trabalho de intensificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate à doença para impedir seu avanço na cidade. A campanha de vacinação contra a raiva este ano será antecipada. A data do início da vacinação em massa ainda deve ser confirmada. Independente da campanha, os donos de animais domésticos (cães e gatos), podem procurar o CCZ (Rua Alfa, s/nº, Distrito Industrial) ou ainda o Canil Municipal (linha férrea da avenida 8, centro), para vacinar gratuitamente seus animais. Qualquer dúvida o CCZ coloca o seu telefone à disposição: 3527-0309 ou 3535-4441.

Já os proprietários de animais de grande porte que ainda não providenciaram a vacina em seus animais, devem adquiri-las em Casas Agropecuárias. Dúvidas sobre a vacinação em equinos e bovinos os pecuaristas podem entrar em contato com a Casa da Agricultura (órgão estadual), localizada na Rua 3-A, número 903, entre as Avenidas 38-A e 40-A, na Vila Alemã.

Denizer morcegos 29 04 14 (1)

Denizer morcegos 29 04 14 (4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: