Zoonoses recolhe gambá muito confundido com ratazana
Um gambazinho perdido no bairro da Boa Morte foi recolhido ontem pelo Centro de Controle de Zoonoses. Moradores da região viram o bichinho correndo próximo à praça e conseguiram capturá-lo e levá-lo para uma clínica veterinária bem próxima ao local. A equipe da Zoonoses foi acionada, recolheu o gambazinho e depois fez a soltura do bichinho na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
Por ser muito parecido com ratazanas, esses gambás muitas vezes são mortos. O gambá não é um roedor, ou seja, não é rato, nem ratazana e nem um parente próximo. Ele é mais próximo do coala e do canguru, pois é um marsupial. Isso porque a fêmea tem um marsúpio, que nada mais é do que uma bolsa na altura da barriga na qual ela abriga seus filhotes. As pessoas confundem principalmente os filhotes e jovens com ratos e ratazanas e possuem asco do animal, mas ele não transmite a leptospirose como muitos pensam.
Eles gostam de forros e telhados. Caso não queira a companhia dessas agradáveis criaturas chame alguém especializado, como biólogos, veterinários e a polícia ambiental para retirar o animal e o devolver à natureza, embora outros possam voltar caso o acesso não seja bloqueado. Jamais chame exterminadores de praga.
Written by I.E.C - CCZ
17/08/2017 às 7:24 am
Publicado em CIDADANIA JÁ, CURIOSIDADES, DICAS, DIVERSOS, INFORMAÇÕES E SERVIÇOS, LIVRE
Tagged with barriga, bichinho, boa morte, filhotes, floresta, forros, gambá, marsupial, praça, ratazana, roedor, telhados, zoonoses rio claro
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.
Deixe um comentário