Crianças do Distrito de Ajapi recebem palestra sobre Febre Maculosa.
Na última sexta feira, 182 crianças da escola Infantil E.M. Prof. Laura Penna Joly assistiram a palestra sobre Febre Maculosa.
Muitas das crianças do Distrito de Ajapi residem em sítios e fazendas facilitando o contato com os vetores da doença, que são os carrapatos. (Carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii)
A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato.
A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.
Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, tome as seguintes precauções:
- Examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;
- Use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;
- Coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.
- Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;
- Não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. Esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.
Deixe um comentário