CCZ E UNESP EM PARCERIA PARA ESTUDOS SOBRE MORCEGOS
Morcegos são os únicos mamíferos que voam e são animais muito importantes para o meio ambiente.
Existem cerca de mil espécies de morcegos pelo mundo: os que comem insetos, outros polinizam flores, alguns comem frutos e disseminam sementes auxiliando o reflorestamento, entre outros benefícios. Três espécies são hematófagas, sendo que duas alimentam-se de sangue de aves e apenas uma, alimenta-se de sangue de mamíferos.
O objetivo dos trabalhos do Centro de Controle de Zoonoses com morcegos são as zoonoses transmitidas, como a Raiva e a Histoplasmose.
Acadêmicos da UNESP visitaram as instalações do CCZ para uma parceria e interação de conhecimentos sobre as espécies em áreas urbanas.
Segundo Milene Weismann e a Dra. Maria Emilia de Godoy, bióloga e veterinária do CCZ|, a parceria entre as instituições vão auxiliar nos estudos sobre as espécies, comportamentos e podem auxiliar no manejo e conservação destes animais.
Dicas importantes:
. Vacine seu animal anualmente contra a Raiva;
. Se houver contato de cão e/ou gato com morcegos, procure imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses;
. Nunca toque no morcego. Caso encontre caído no chão, informe o Centro de Controle de Zoonoses para coleta do animal (mesmo morto);
. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão (mordida, arranhão ou lambedura), procure o Serviço de Saúde imediatamente.
Deixe um comentário