DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

ENCONTREI UM MORCEGO NO FINAL DE SEMANA.  O QUE FAZER?

leave a comment »


Relatos de pessoas encontrando morcegos em casa não é incomum, e durante o verão, esses casos acontecem com maior freqüência.

Os morcegos são os únicos mamíferos que tem capacidade de voar. São animais muito úteis e necessários ao equilíbrio da natureza.

Existem vários tipos de morcegos:

. Insetívoros – Comem milhares de insetos numa noite, inclusive pernilongos e o mosquito da Dengue.

. Nectarívoros – Alimentam-se de néctar das flores, auxiliando na polinização das flores e consequentemente gerando frutos.

. Frugívoros – Alimentam-se de frutas e espalham as sementes através das fezes, gerando assim, novas árvores frutíferas.

. Hematófagos – Alimentam-se de sangue. São em menor número que as outras espécies e são mais comumente encontrados na zona rural.

Embora os morcegos sejam animais importantes ao equilíbrio do meio ambiente, eles causam problemas nas cidades vivendo em forros e árvores, pois suas fezes podem transmitir doenças; e se infectados, transmitir a Raiva.

. Nunca toque no morcego. Caso encontre caído no chão, informe o Centro de Controle de Zoonoses para coleta ou captura do animal, mesmo se estiver morto;

SEGURANÇA

Considerações sobre saúde e segurança

  • Sempre use luvas grossas de couro ou de látex e máscaras para manejo de animal silvestre.
  • Os indivíduos que vão manejar precisam estar devidamente vacinados contra o vírus da Raiva.
  • Verificar medidas necessárias para minimizar os riscos de doenças zoonóticas,  como fezes deixadas ou  animais possivelmente contactantes.

É importante enfatizar que o manejo de animais silvestres deve ser evitado. Mas na falta de opções, tente ser o mais breve possível:

  • Evite estressar o animal mais que o necessário. Movimentos bruscos, gritos e conversas são estressantes. Lembre-se que o animal não sabe que você não quer feri-lo, para ele, você é um perigo em potencial.
  • Isolamento: O morcego precisa ser mantido em isolamento até o recolhimento.

MANEJO

Há principalmente duas maneiras mais práticas de se capturar o morcego:

. Com Vassoura e pá: Usando vassoura e pá, se aproxime com calma e empurre o morcego lentamente em direção à pá. Ele irá andar, ajuste a pá e conduza-o com a vassoura. Em seguida, ponha-o no recipiente.

. Balde, pano molhado ou caixa de papelão:  Você poderá esperar o morcego se acalmar. Quando estiver em repouso, jogue um pano molhado em cima dele, uma caixa de papelão furada (para respirar)   ou um  balde por cima dele.


*O recipiente pode ser um balde, caixa de papelão furada ou outra coisa profunda o suficiente para que o morcego não consiga subir.

MORCEGO CAIU NO FINAL DE SEMANA .  O QUE FAZER?

À noite ou nos finais de semana, quando órgãos municipais estão fechados, seguindo as recomendações de segurança citadas, deixe-o  no recipiente onde foi coletado.

Se estiver morto, pode-se deixá-lo acondicionado no recipiente e colocá-lo no freezer para recolhimento nas primeiras horas da  segunda-feira.

Caso não queira permanecer com o morcego em casa, considere levar o morcego à clinica veterinária mais próxima, que eles poderão mantê-los até o recolhimento pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Importante:

. Se houver contato de animal (cão e/ou gato) com morcegos, procurar imediatamente o médico veterinário ou o Centro de Controle de Zoonoses;

. Caso ocorra qualquer tipo de contato ou agressão (mordida, arranhão ou lambedura)a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente.

. Ligue para Ouvidoria Municipal para solicitação de visita ou 3535-4441 e 3533-7155 – CCZ, para orientações e recolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: