DENGUE: SE VOCÊ AGIR, PODEMOS EVITAR

FEBRE MACULOSA – SERVIÇOS PELO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

leave a comment »


A Fundação Municipal de Saúde mantém através do Centro de Controle de Zoonoses, equipe de Educação e Informação que realiza palestras, exposições, distribuição de material e atividades lúdicas em escolas, empresas, projetos, igrejas, entidades filantrópicas, unidades de saúde.

Solange Mascherpe, Chefe de Núcleo de Zoonoses e  e Daiana Carolina Joaquim, Agente de Endemias , realizaram de Março a Agosto de 2018, palestras com público direto de  13.000 pessoas e eventos com público estimado somam  mais de 60.000 pessoas.

 FEBRE MACULOSA

A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves , com elevada taxa de letalidade.

É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos.

 O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCE É ESSENCIAL PARA EVITAR FORMAS MAIS GRAVES DA DOENÇA.

Após informações de várias ocorrências e óbitos em cidades próximas, o CCZ imediatamente iniciou trabalhos preventivos em áreas de risco e com profissionais de saúde. (anexo relatório de Maio/2018)

Em todas as palestras realizadas, independente do tema solicitado, orientações sobre Febre Maculosa  estão sendo são repassadas ao público.

TRABALHOS SOBRE  FEBRE MACULOSA DENTRO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

Com agendamento através da Atenção Básica de Saúde da FMS , profissionais das  UBSs, USFs e  UPAs , estão recebendo  orientações sobre a Febre Maculosa, prevenção e tratamento para conhecimento e um melhor atendimento  aos munícipes.

ZONA RURAL

Durante a vacinação de cães e gatos na Zona Rural da cidade, moradores de sítios, chácaras e fazendas que naturalmente tem maior contato com carrapatos, além da proteção em seus animais pela vacina antirrábica,  tem recebido orientações sobre Febre Maculosa pelos agentes de endemias.ORIENTAÇÕES SOBRE  FEBRE MACULOSA JUNTO ÀS SECRETARIAS MUNICIPAIS

Funcionários municipais que trabalham em áreas com risco de contato com carrapatos, também já receberam orientações:

AGRICULTURA

VÁRIAS INSTITUIÇÕES RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE FEBRE MACULOSA ATRAVÉS DO CCZ RIO CLARO

Em junho durante reunião regional da Polícia Militar Ambiental, O CCZ de Rio Claro orientou policiais  de 46 municípios do Estado de São Paulo.

 

Equipes dos Bombeiros também receberam nossas orientações

Reuniões dos CONSEGS – Conselhos de Segurança dos bairros

 

REDES SOCIAIS

Diariamente orientações sobre Febre Maculosa são registradas em nossas redes sociais

BLOG

https://cczrioclaro.wordpress.com/2018/07/17/ccz-atualiza-informacoes-sobre-febre-maculosa-na-unesp/

RADIO

Os trabalhos continuam com agendamentos de palestras em Sindicatos de produtores rurais, cortadores de cana, escoteiros, bandeirantes,  sipats de empresas, concessionárias de rodovias , rede médico particular, convênios médicos, entre outros.

A informação em relação à Febre Maculosa é fundamental   para  que o paciente saiba da existência da doença e com isto prevenir-se adequadamente,  evitando áreas de risco ou procurando atendimento médico imediato e informando  ao profissional sobre o contato; e para os profissionais de saúde questionarem pacientes sobre a possibilidade do contato com carrapatos e assim, dar início imediato ao tratamento .

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: